A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visitou Beja no sábado, onde confirmou um investimento global de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, reafirmando igualmente o compromisso do Governo na conclusão da A26 até Beja.
Durante a visita, foi também anunciado um projeto pioneiro de criação de abrigos climáticos, que terá início no Jardim Público de Beja. Esta iniciativa visa preparar a cidade para fenómenos climáticos extremos, através do reforço do arvoredo, criação de zonas de sombra, introdução de elementos de água e melhoria do conforto térmico nos espaços urbanos.
No âmbito da cooperação institucional, foram ainda assinados protocolos de colaboração técnica e financeira entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Câmara Municipal de Beja, destinados à reabilitação de várias linhas de água no perímetro urbano, nomeadamente a ribeira do Barranco do Poço dos Frangos, o Barranco do Sardão e a ribeira paralela ao IP2.
A agenda da ministra incluiu igualmente uma visita ao Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), onde foi possível conhecer o trabalho desenvolvido, bem como as limitações e potencialidades estratégicas deste centro para a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do território.
O presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, destacou a importância destes investimentos e parcerias estratégicas, sublinhando o impacto positivo que terão na mobilidade, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população.














