A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, inauguraram na passada sexta-feira, dia 12, em São João de Negrilhos, a Ampliação da Central Fotovoltaica do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo.
Na cerimónia, que decorreu na Associação de Beneficiários do Roxo e que contou com a abertura do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, foi ainda possível dar a conhecer um conjunto de projetos desta associação que visam a melhoria da área de regadio.
A Associação de Beneficiários do Roxo, com sede no concelho de Aljustrel, “investiu 700 mil euros na ampliação desta central fotovoltaica e pretende agora também construir uma nova mini-hídrica, que se encontra avaliada em três milhões de euros, à saída da albufeira da barragem, na freguesia de Ervidel”, destaca a autarquia de Aljustrel.
Recorde-se que esta central fotovoltaica “é considerada um projeto inovador, uma vez que os painéis ficam sobre o canal condutor geral, recebendo energia diretamente do sol e energia refletida pela água. Painéis, estes, que permitem ainda diminuir a evaporação da água e combater as algas existentes no canal”, lembra o município.
Para a Câmara Municipal de Aljustrel, “estes projetos revestem-se da maior importância e colocam o concelho na vanguarda das energias renováveis e sustentáveis, contribuindo também para a melhoria das condições dos agricultores e para o desenvolvimento económico”.