A autarquia de Mértola está a lançar uma aplicação para Smartphone, co vista a dar apoio aos museus.
A aplicação para dispositivos móveis está a ser desenvolvida no âmbito do Projeto Mértola/Património de Todos – Do Património ao Turismo Criativo, Experiencial e Acessível, financiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, que pretende proporcionar uma oferta turística acessível na sua aceção física, social e cognitiva.
“Para complementar a informação veiculada por outros meios, entre eles o website do Museu de Mértola (www.museudemertola.pt ), a aplicação para dispositivos móveis (desenvolvida para IOS e ANDROID) pretende otimizar e facilitar a definição de percursos tendo em conta a disponibilidade e os interesse do visitante, melhorando a circulação entre cada um dos núcleos e possibilitando ao utilizador a criação do seu próprio roteiro. Nesta APP a pergunta inicial leva o visitante a decidir se pretende informações sobre o Museu ou se pretende obter direções para cada um dos núcleos, sendo para isso apresentado a listagem de todos os locais que podem ser visitados ou o mapa interativo. O mapa apresenta as localizações de cada núcleo possibilitando a navegação desde o ponto onde o utilizador se encontra até ao local que pretende visitar, através de localização GPS” explica o município.
Segundo a autarquia, “pretende-se com esta aplicação introduzir melhorias ao nível da definição de percursos e da mobilidade no Centro Histórico, sendo em termos técnicos e de gestão de conteúdos de fácil atualização”.
“Num tempo em que cada vez mais recorremos aos dispositivos móveis para a obtenção de informação e para o planeamento de deslocações e visitas, o Museu de Mértola acompanha a tendência. O principal objetivo é prestar um melhor serviço a quem nos visita e dar a conhecer os locais, o acervo e o trabalho que aqui se desenvolve” conclui a nota da autarquia.