Mértola foi oficialmente reconhecida como Destino Turístico Sustentável com a entrega do Certificado Biosphere – Sustainable Destination, numa sessão pública realizada na Estação Biológica de Mértola. A distinção resulta de um processo de avaliação internacional que confirma o compromisso do município com práticas responsáveis no setor do turismo.
A vereadora da Câmara Municipal de Mértola, Rosinda Pimenta, destacou que esta certificação comprova “o compromisso de Mértola com um modelo de desenvolvimento turístico assente na sustentabilidade ambiental, social e económica”. A autarca refere que o trabalho desenvolvido no concelho está alinhado com boas práticas internacionais e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Segundo o município, este reconhecimento “reforça a estratégia local que aposta na preservação do património natural e cultural, na promoção de atividades turísticas sustentáveis e na valorização das comunidades locais, consolidando Mértola como referência no turismo responsável a nível nacional e internacional”.














