13.4 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Janeiro 22, 2026

Últimas Noticias

Marques Mendes quer criar “Fórum de Combate à Pobreza”

O candidato presidencial Luís Marques Mendes anunciou hoje que, se for eleito, irá criar um fórum anual de combate à pobreza, envolvendo o Governo, partidos políticos, autarcas e instituições de solidariedade social. A revelação foi feita durante uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, onde afirmou querer ser “um agente ativo” em Belém no enfrentamento deste problema. O candidato apoiado por PSD e CDS-PP sublinhou que a pobreza “não é apenas um problema dos pobres”, mas de toda a sociedade, e que deve ser encarada como “um desígnio nacional”.

Antes das declarações aos jornalistas, Marques Mendes assistiu à leitura de um poema escrito por uma utente da instituição e recordou a sua ligação antiga ao setor social, destacando que foi vice-provedor da Misericórdia de Fafe nos anos 80 e responsável por uma instituição de apoio à infância, experiência que antecede a sua intervenção na vida política. O candidato saudou ainda gestores, funcionários e utentes da Santa Casa, sublinhando a importância das instituições sociais no apoio às populações e no combate à pobreza, apesar das melhorias verificadas nos últimos anos.

Durante a visita ao Alentejo, Marques Mendes defendeu a necessidade de colocar o interior do país no centro das atenções em matéria de desenvolvimento, reiterando que, se for eleito Presidente da República, a sua primeira presidência aberta será dedicada ao desenvolvimento destas regiões, com foco no investimento e no emprego. Considerou que, apesar dos progressos do ensino superior nos últimos 50 anos, “está ainda quase tudo por fazer” no que se refere à criação de oportunidades económicas, defendendo uma “revolução” neste campo e maior favorecimento em fundos estruturais e incentivos fiscais no Orçamento do Estado. Defendeu ainda que o Estado deve criar mecanismos de atração de investimento para o interior, deixando críticas a outros candidatos que, segundo diz, se ficam pelas generalidades.

Já em Beja, o candidato almoçou com estudantes no Instituto Politécnico, onde foi recebido pela tuna académica. Entre elogios à atuação, Marques Mendes desejou “as maiores felicidades” aos jovens, enquanto a sua esposa, Sofia Marques Mendes, realçou a admiração que tem por tunas académicas.

Ao longo da tarde, a campanha prossegue para o distrito de Santarém, com visitas ao lar e creche da Fundação Padre Tobias, em Samora Correia, terminando com um jantar com apoiantes em Torres Novas, num comício que contará com a presença de Leonor Beleza, presidente da Comissão de Honra da candidatura e primeira vice-presidente do PSD.

Rádio Castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder