Ao longo do mês de junho, as Marchas Populares voltam a sair à rua para “abrilhantar esta tradição com coloridas coreografias, alegria e entusiasmo”, numa iniciativa do Município de Odemira e entidades que promovem marchas no concelho.
Este ano participam, de acordo com a autarquia de Odemira, participam no festival as marchas da Longueira/Almograve, Cavaleiro, Boavista dos Pinheiros, São Teotónio, Zambujeira do Mar e Sabóia, apresentadas nos encontros agendados nas localidades que promovem as Marchas Populares, assim como em Colos.
As marchas são promovidas pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira, Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, Associação de Festas de Boavista dos Pinheiros, Associação Humanitária D. Ana Pacheco, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio e Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com o objetivo de preservar as tradições de cariz popular e comunitário, contribuindo ainda para a inclusão pela cultura.
“Esta é uma tradição que reúne anualmente centenas de participantes nas coreografias, músicas, guarda-roupa, arranjos e adereços e público para acarinhar e aplaudir as marchas populares das várias coletividades que contam com o apoio do Município”, refere a Câmara de Odemira.