16.7 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Últimas Noticias

Maioria das moratórias termina hoje

Terminam hoje a maioria das moratórias concedidas a particulares por causa da pandemia, nomeadamente as do crédito à habitação.

Segundo a RTP, os clientes devem retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro.

A mesma fonte refere que o decreto-lei do Governo, que saiu em agosto, diz que os bancos devem ser diligentes na sinalização de clientes em dificuldades e apresentem melhorias das condições contratuais nos créditos de clientes que beneficiaram das moratórias públicas (as moratórias privadas já acabaram anteriormente), facilitando o seu pagamento.

Contudo, não estão obrigados a fazê-lo. Segundo informações recolhida pela Lusa, em muitos casos os bancos estão a optar por dar um período de carência de seis a 12 meses (tempo em que os clientes continuarão sem fazer alguns pagamentos).

A RTP lembra quem de acordo com a lei, em caso de dificuldades financeiras, as famílias com crédito à habitação estarão também protegidas por um período mínimo de 90 dias, não podendo os bancos avançar com ações em tribunal, resolver esses contratos ou vender esses créditos a empresas terceiras.

Natália Nunes, coordenadora do gabinete de proteção financeira da DECO, diz que as famílias que ainda não conseguiram recuperar rendimentos devem contactar o banco, dando a conhecer a situação e dificuldades.

No que toca à habitação, termina hoje também a possibilidade de resgatar os Planos Poupança-Reforma (PPR) para pagar rendas de casa, assim como termina o mecanismo extraordinário do subsídio de doença por Covid-19 pago a 100 por cento.

Fonte: RTP / Lusa

Latest Posts

spot_imgspot_img

Não perder

Newsletter

Recebe toda a informação na tua caixa de correio, subscreve a newsletter.