A aldeia da Longueira será o palco da final da 10ª edição da Taça Concelhia de BTT, marcada para o próximo dia 26 de outubro. A prova decisiva será a 15ª Maratona “Entre o Rio e o Mar”, organizada pela secção de BTT Os Duraizos da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira.
A competição, promovida pelo Município de Odemira em parceria com clubes locais, chega assim ao fim de mais uma edição, que contou com quatro provas ao longo do ano. A Taça Concelhia tem como objetivo promover o BTT no concelho e incentivar a dinamização turística e desportiva dos territórios do interior.
Com percursos de meia-maratona (40 a 50 km) e maratona (60 a 80 km), a competição distribui prémios monetários aos três primeiros classificados de cada escalão. A classificação final dos atletas é apurada através do somatório de pontos conquistados nas várias provas. Aos vencedores de cada escalão será ainda atribuída a camisola de “Vencedor”, que poderão usar na edição de 2026. Serão também atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação geral.
A edição de 2025 arrancou a 13 de abril com a 3ª Maratona “Terras de Mira”, em Santa Clara-a-Velha, organizada pelo Sporting Clube Santaclarense. Seguiu-se, a 1 de junho, a 17ª Maratona “Rota do Medronho”, em Amoreiras-Gare, promovida pelo Grupo Desportivo e Recreativo local. A terceira prova teve lugar a 28 de setembro, com a 13ª Maratona “Desenferruja Canelas”, da responsabilidade da Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira.
Com a última etapa em Longueira, a Taça Concelhia de BTT 2025 encerra mais uma edição dedicada à promoção do desporto, ao envolvimento das comunidades locais e à valorização do território do concelho de Odemira.














