11.9 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

Lar de Garvão foi encerrado pela Segurança Social porque estava “a funcionar ilegalmente” diz o Ministério que tutela estas instituições

A Segurança Social procedeu no domingo ao encerramento “urgente e coercivo” de um lar de idosos ilegal em Garvão, no concelho de Ourique, após um trágico episódio de violência que resultou na morte de um homem de 96 anos.

A operação, realizada no passado domingo, levou à retirada de todos os 33 utentes que se encontravam na instituição privada, a qual já tinha uma ordem de fecho decretada desde outubro de 2024. Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “o estabelecimento ignorou a decisão administrativa”, o que levou o Instituto da Segurança Social a “participar o crime de desobediência ao Ministério Público em janeiro de 2025”. Dos idosos retirados, 31 foram encaminhados para respostas sociais condignas pelo Centro Distrital de Beja, enquanto dois ficaram ao cuidado das respetivas famílias.

O incidente que motivou a intervenção imediata ocorreu na noite de sábado, quando um utente de 92 anos agrediu inesperadamente outros residentes com um ferro. De acordo com a GNR, as agressões causaram ferimentos graves na cabeça a dois homens, de 68 e 96 anos, e ferimentos ligeiros a uma mulher de 60 anos. As vítimas foram transportadas para o hospital de Beja, onde o idoso de 96 anos acabou por falecer. O agressor, que tinha dado entrada recentemente no lar após uma alta hospitalar, foi internado compulsivamente no departamento de psiquiatria por determinação do delegado de saúde.

As investigações prosseguem agora a cargo da Polícia Judiciária, enquanto a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo confirmou que a mulher agredida já recebeu alta e o outro residente ferido permanece sob vigilância médica.

Este caso volta a colocar o foco na problemática das estruturas residenciais para idosos que funcionam à margem da lei, uma vez que a tutela confirmou que a instituição em Garvão operava sem licenciamento e em incumprimento com as ordens de encerramento anteriormente emitidas pelas autoridades competentes.

Rádio Castrense / Lusa

Foto: Correio da Manhã

Latest Posts

Não perder