O executivo da Junta de Freguesia de Beringel, em reunião ordinária realizada a 03 de Janeiro de 2023, aprovou por unanimidade um Voto de Pesar pelo falecimento, no passado dia 28 de Dezembro, de Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, e decretar o dia de hoje, 6 de Janeiro, como dia de luto na freguesia de Beringel e que seja colocada a bandeira da freguesia a meia-haste, dia em que se realizará o seu funeral no Grand Cimetière de Gisors, em França.
Linda de Suza nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira ‘a salto’, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como fizeram muitos conterrâneos da freguesia de Beringel, assim como de todo o país.
Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. A cantora beringelense entre finais da década de 70 e durante a de 80, era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.
Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas.
A Linda de Suza ficará para sempre associada à “Mala de Cartão” e à vila de Beringel.
“A Junta de Freguesia de Beringel apresenta os mais sentidos pêsames a todos os familiares e amigos de Linda de Suza”, diz a instituição, sublinhando que “as pessoas só morrem quando são esquecidas”.