13.3 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Junho 4, 2025

Últimas Noticias

Já é conhecida a composição do XXIII Governo Constitucional

Já é conhecida a composição do novo Governo. A Lista foi divulgada cerca das 19:30 desta quarta-feira, no site da Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a composição proposta pelo Primeiro-ministro António Costa.

Ao contrário do que havia sido divulgado pela CNN Portugal na terça-feira à noite, o deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, acabou por não ser proposto para Ministro da Agricultura, mantendo-se no cargo Maria do Céu de Oliveira Antunes.

Mas há mudanças no número de ministros. “O Executivo terá 17 ministros e 38 secretários de Estado (menos 20% de governantes do que no Executivo precedente)“, lê-se no comunicado partilhado no site do Governo.

O primeiro-ministro António Costa confirma ainda que decidiu “avançar com a concentração de ministérios num só espaço físico”.

Essa mudança de casa deverá acontecer até ao final deste ano. O novo quartel-general do Executivo vai ser a atual sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

Lista que compõe o novo Governo:

Primeiro-Ministro
ANTÓNIO LUÍS SANTOS DA COSTA

Ministra da Presidência
MARIANA GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA

Ministro dos Negócios Estrangeiros
JOÃO TITTERINGTON GOMES CRAVINHO

Ministra da Defesa Nacional
MARIA HELENA CHAVES CARREIRAS

Ministro da Administração Interna
JOSÉ LUÍS PEREIRA CARNEIRO

Ministra da Justiça
CATARINA TERESA ROLA SARMENTO E CASTRO

Ministro das Finanças
FERNANDO MEDINA MACIEL ALMEIDA CORREIA

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
ANA CATARINA VEIGA DOS SANTOS MENDONÇA MENDES

Ministro da Economia e do Mar
ANTÓNIO JOSÉ DA COSTA SILVA

Ministro da Cultura
PEDRO ADÃO E SILVA CARDOSO PEREIRA

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
ELVIRA MARIA CORREIA FORTUNATO

Ministro da Educação
JOÃO MIGUEL MARQUES DA COSTA

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
ANA MANUEL JERÓNIMO LOPES CORREIA MENDES GODINHO

Ministra da Saúde
MARTA ALEXANDRA FARTURA BRAGA TEMIDO DE ALMEIDA SIMÕES

Ministro do Ambiente e da Ação Climática
JOSÉ DUARTE PITEIRA RICA SILVESTRE CORDEIRO

Ministro das Infraestruturas e da Habitação
PEDRO NUNO DE OLIVEIRA SANTOS

Ministra da Coesão Territorial
ANA MARIA PEREIRA ABRUNHOSA TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Ministra da Agricultura e da Alimentação
MARIA DO CÉU DE OLIVEIRA ANTUNES

“O Presidente da República deu o seu assentimento à proposta, que será oportunamente complementada com os Secretários de Estado”, pode ler-se no portal da Presidência.

“A nomeação e posse do XXIII Governo Constitucional está prevista para a próxima semana, em data a confirmar depois da publicação do mapa oficial das eleições e da primeira reunião da Assembleia da República” refere ainda a nota emitida.

Latest Posts

Não perder