Na próxima quinta e sexta-feira, 1 e 2 de junho, o Instituto Politécnico de Beja vai ser palco do seminário “À conversa sobre igualdade de género e diversidade cultural”, uma iniciativa aberta a toda a comunidade e para a qual não é necessária inscrição prévia.
O programa do dia 1 decorre em formato presencial, a partir das 14h30, no Auditório da Escola Superior de Educação e é dedicado à igualdade de género e à intervenção. Inclui um primeiro painel de comunicações debruçadas sobre a igualdade de género no ensino superior, em que, entre outros, será apresentado o diagnóstico efetuado no Instituto Politécnico de Beja, e um segundo painel sobre boas práticas neste domínio.
Entre as pessoas convidadas encontram-se oradoras e oradores da Universidade de Évora, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Tomar, da Associação Plano i, da AMPLOS, do Diário do Alentejo e do Gabinete de Apoio Psicopedagógico do IPBeja.
No dia 2 decorre, pelas 11h30, na sala 2.7 da Escola Superior de Educação, um workshop sobre igualdade de género, dinamizado por Leopoldina Almeida sob o título de “Vamos pôr-nos a jeito… para desconstruir o preconceito”, para o qual é necessária inscrição prévia através do link: https://tinyurl.com/workshop2junho
As sessões sobre diversidade cultural e interculturalidade decorrem, no dia 2, a partir das 14h30, em modo exclusivamente online. Incluem um primeiro painel sobre diversidade cultural no ensino superior, que conta com a participação de oradoras e oradores da Universidade do Minho, Universidade de Sevilha, Universidade Lusíada e do Higher Institute of Technological Studies of Béja, Tunísia. Segue-se uma mesa redonda dedicada à intervenção e às boas práticas, na qual participam representantes do Instituto Politécnico de Beja, do
mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo e da Cáritas Diocesana de Beja.
O acesso às sessões não requer inscrição prévia e está disponível através do link:
https://tinyurl.com/sessoesdiversidadecultural .
O seminário “À conversa sobre igualdade de género e diversidade cultural” é organizado pelas equipas responsáveis por ambas as temáticas no âmbito do projeto InovEAP: Inovação no Ensino e Aprendizagem 4 Pós-Covid@IPBeja, sob coordenação de Sandra Saúde e Ana Piedade, com colaboração da bolseira de investigação de doutoramento Lisa Ferro e do mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo.