Realiza-se esta segunda-feira a apresentação Pública do SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network, um consórcio que integra o Instituto Politécnico de Beja.
A sessão de abertura está marcada +ara as 17 horas e 15 minutos depois, acontece a Apresentação do SAPIEN, seguida da conferência-debate com António Sampaio da Nóvoa.
Unindo vontades e esforços de nove Instituições de Ensino Superior que incluem um total de 53 Unidades Orgânicas e abrangem 40% do território português (estendendo-se pela região a sul do Tejo e expandindo-se até aos Açores e Madeira), o Centro de Excelência SAPIEN, criado e financiado pelos fundos do programa NextGeneration EU através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Mais Digital, da República Portuguesa, aposta no desenvolvimento de uma cultura institucional que estimula a inovação e excelência pedagógicas, incentiva a partilha de experiências e promove a valorização profissional da docência.
A maior parte dos docentes do Ensino Superior iniciaram as suas funções como professores sem ter tido qualquer formação específica para o exercício desta profissão. No entanto, a docência no Ensino Superior coloca diversos desafios que exigem uma preparação adequada, nomeadamente de natureza pedagógica. A formação Ensinar e aprender no Ensino Superior, promovida pelo Consórcio SAPIEN e concretizada como microcrendencial, constitui-se como uma formação básica relevante para ensinar no ensino superior, dando a conhecer métodos e estratégias diversificadas de ensino e de avaliação das aprendizagens dos estudantes, recursos adequados para apoiar o ensino e aprendizagem, nomeadamente recursos digitais, e formas de preparar e conduzir as práticas letivas.
Fazem parte do consórcio a Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Algarve, Universidade dos Açores, Egas Moniz School of Health & Science, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Setúbal