35 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Últimas Noticias

IPBeja Abre Candidaturas para Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) anuncia a abertura do período de candidaturas para Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso, que decorrerá de 14 de julho a 22 de agosto. As candidaturas aplicam-se a todos os ciclos de estudos do IPBeja, incluindo os cursos conducentes ao diploma de técnico superior profissional e ao grau de licenciado.

Segundo o IPBeja “este regime permite que um estudante se matricule ou inscreva num par instituição/curso diferente daquele(s) em que esteve inscrito em anos letivos anteriores, mesmo que tenha havido interrupção nos estudos.” Podem requerer a mudança de par instituição/curso de licenciatura estudantes que tenham estado matriculados e inscritos noutro curso de licenciatura e não o tenham concluído, desde que satisfaçam uma das seguintes condições:

  • Tenham obtido aprovação nos exames nacionais fixados como provas de ingresso para o curso do IPBeja a que se candidatam, com a classificação mínima exigida.
  • Tenham obtido aprovação nos exames finais de âmbito nacional de disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro homólogas às provas de ingresso exigidas.
  • Tenham ingressado no ensino superior através das provas para maiores de 23 anos e obtido aprovação em prova específica fixada para ingresso no curso.
  • Tenham ingressado no ensino superior através de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) ou de um Diploma de Técnico Superior Profissional (DTeSP), desde que os mesmos facultem o ingresso no curso desejado.
  • Tenham ingressado via concurso especial para estudantes internacionais e sejam titulares da qualificação académica específica.
  • Tenham ingressado via concursos especiais para titulares de grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
  • Comprovem titularidade de matrícula em curso de licenciatura no ensino superior estrangeiro e demonstrem competências académicas e profissionais adequadas.

Este regime é aplicável a estudantes provenientes de instituições de ensino superior públicas (exceto militares e policiais), privadas e estrangeiras.

Segundo a instituição de ensino superior “o reingresso permite que um estudante, após uma interrupção dos estudos, se matricule na mesma instituição e se inscreva no mesmo curso ou num curso que lhe tenha sucedido. Podem requerer o reingresso os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos num determinado curso do IPBeja e pretendam inscrever-se nesse mesmo curso ou num que lhe tenha sucedido. Importa notar que estudantes cuja matrícula tenha caducado por aplicação do regime de prescrições só poderão candidatar-se a qualquer destes regimes decorridos dois semestres letivos após a data da prescrição.

Para mais informações detalhadas sobre os requisitos e procedimentos, os interessados devem consultar o Edital de Abertura ou contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do IPBeja através do e-mail acesso@ipbeja.pt. O Gabinete de Imagem e Comunicação (Gicom) do IPBeja também está disponível para informações adicionais.

Latest Posts

Não perder