O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) abre, esta terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, as candidaturas à Microcredencial em “Estratégias de Conservação do Solo em Ambiente Mediterrânico”. Esta formação tem como objetivo capacitar os participantes com conhecimentos que apoiem a tomada de decisões na escolha das estratégias mais adequadas para a preservação da saúde do solo, bem como para a sua proteção contra a erosão e outros processos de degradação frequentes nos solos agrícolas de regiões mediterrânicas.
A microcredencial destina-se a profissionais ligados ao setor agrícola ou a candidatos com formação superior na área da Agronomia, nomeadamente titulares de CTeSP, licenciatura ou mestrado. O modelo de ensino combina a lecionação à distância de conteúdos relacionados com os principais fatores que influenciam a saúde do solo com sessões presenciais em campo, dedicadas à observação e monitorização de práticas de proteção e conservação perante os processos de degradação mais comuns em ambientes mediterrânicos.
As candidaturas são efetuadas exclusivamente online, através do portal do IPBeja, decorrendo a primeira fase entre 20 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026, e a segunda fase entre 18 e 28 de fevereiro do mesmo ano. O curso disponibiliza um total de 15 vagas e só funcionará com um mínimo de seis inscritos. Informações adicionais podem ser consultadas no respetivo edital ou solicitadas junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, através do endereço eletrónico acesso@ipbeja.pt














