A empresa RPK Biopharma fez saber, em comunicado à agência Lusa que vai realizar a primeira venda a granel de cannabis medicinal, produzido na exploração no concelho de Aljustrel. Além disso, a produção vai aumentar e criar novos postos de trabalho na localidade.
Esta transação foi celebrada pelo montante “de aproximadamente 500 mil euros” e representa a ” maior transação” do género “conhecida na União Europeia até à data”, pelo que se se concretizar vai significar
Para avançar e ser concluído, este negócio precisa ainda de aprovações por parte do Infarmed e “a receção de um certificado final de análise pela Galaxia”.
Citado no comunicado, Darryl Brooker, administrador executivo (CEO) da empresa canadiana, adiantou que, “os resultados mostraram que Aljustrel é o local ideal para cultivar canábis medicinal ao ar livre e com uma estrutura de custos que tornará o nosso produto muito competitivo como contributo para produtos médicos derivados da canábis”.
A Flowr Corporation, dona da RPK Biopharma é uma empresa produtora de canábis sediada em Toronto (Canadá), que tem no concelho de Aljustrel a maior plantação de canábis para fins medicinais da Europa. A plantação, atualmente de 30 hectares, vai aumentar para 40 hectares, após um investimento de 45 milhões, e pode vir a criar mais 200 postos de trabalho na localidade.
Agência Lusa/RádioCastrense