O incêndio, que deflagrou hoje no Concelho de Aljustrel, por volta das 13:00 horas, já consumiu cerca de 1000 hectares e continua a ser combatido por cerca de 200 operacionais, auxiliados por 67 veículos e por seis meios aéreos, adiantou à Rádio Castrense a Câmara Municipal de Aljustrel.
Até ao momento, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e o Serviço Municipal de Proteção Civil, “foram assistidos 5 bombeiros, principalmente por inalação de fumos e por exaustão, e 2 operacionais da Alfoceca”.
O primeiro foco de incêndio, “já se encontra em fase de rescaldo, sendo que se encontram ainda ativas mais duas frentes, uma zona de eucaliptal e uma zona de pastagem” disse à Castrense a Câmara de Aljustrel.
A Estrada Nacional 2 (N2), nos dois sentidos, continua fechada ao trânsito, bem como a Estrada que liga a povoação de Carregueiro a Entradas, no Concelho de Castro Verde.
Nas operações também se encontram envolvidas diversas entidades, como a Guarda Nacional Republicana (GNR), o INEM, a Cruz Vermelha, bem como diversos agricultores que se disponibilizaram para, através dos seus meios, auxiliar as equipas.
O Centro de Comando foi instalado no Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel e o Município de Aljustrel, no centro logístico, “tem contado com o apoio das diferentes freguesias, das IPSS, de empresários locais e de diversos populares, a quem agradece a disponibilidade” frisa a edilidade.
Está ainda instalado no Parque de Exposições e Feiras um Posto Médico Avançado para dar assistência.
A autarquia “agradece a todos aos operacionais envolvidos, todos os agricultores que de forma abnegada disponibilizaram os seus meios, a todos os empresários pelo auxílio, aos funcionários municipais em serviço, à nossa população sempre solidária, bem como a todas as entidades envolvidas”, conclui o município.