O Município de Aljustrel, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa que o incêndio que deflagrou esta segunda-feira no concelho “está dominado, encontrando-se a desenvolver os trabalhos de rescaldo e vigilância”.
Os trabalhos vão prosseguir durante o dia de hoje “para se proceder à consolidação dos mesmos”. No local permanecem ainda 197 operacionais apoiados por 67 viaturas.
Hoje as temperaturas esperadas são muito elevadas, “pelo que os meios nos diferentes setores vão manter-se empenhados devido a possíveis reativações” frisa a autarquia aljustrelense.
A autarquia de Aljustrel apela ainda “a que sejam respeitadas as regras de segurança e que não sejam realizados trabalhos ou atividades que possam provocar combustão”.
Recorde-se que, o incêndio, que deflagrou esta segunda-feira no Concelho de Aljustrel, por volta das 13:00 horas, consumiu cerca de 1000 hectares.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e o Serviço Municipal de Proteção Civil, “foram assistidos 5 bombeiros, principalmente por inalação de fumos e por exaustão, e 2 operacionais da Alfoceca”.
A Estrada Nacional 2 (N2), nos dois sentidos, esteve várias horas fechada ao trânsito, bem como a Estrada que liga a povoação de Carregueiro a Entradas, no Concelho de Castro Verde.
Nas operações também estiveram envolvidas diversas entidades, como a Guarda Nacional Republicana (GNR), o INEM, a Cruz Vermelha, bem como diversos agricultores que se disponibilizaram para, através dos seus meios, auxiliar as equipas.
O Centro de Comando foi instalado no Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel e o Município de Aljustrel, no centro logístico, “tem contado com o apoio das diferentes freguesias, das IPSS, de empresários locais e de diversos populares, a quem agradece a disponibilidade” frisa a edilidade aljustrelense.
A autarquia “agradece a todos aos operacionais envolvidos, todos os agricultores que de forma abnegada disponibilizaram os seus meios, a todos os empresários pelo auxílio, aos funcionários municipais em serviço, à nossa população sempre solidária, bem como a todas as entidades envolvidas”, conclui o município.