Já arrancou a construção do tão aguardado Hospital Privado de Beja, um projeto de 74 milhões de euros que promete revolucionar o panorama da saúde na região. A informação foi confirmada por Pedro Marcelino, presidente do conselho de administração da BTT Investimento, a empresa responsável pela iniciativa. A previsão é que o complexo, que inclui uma unidade hospitalar e áreas de cuidados continuados e paliativos, esteja totalmente operacional até ao final de 2026.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento 2025-2026 em Beja. O futuro hospital, que será o primeiro privado no distrito, será erguido junto ao Complexo Desportivo do Bairro da Conceição, próximo da Estrada Nacional 260, na saída de Beja para Serpa.. A estrutura irá dispor de uma unidade hospitalar equipada com duas salas de bloco operatório, 30 camas médico-cirúrgicas, 48 consultórios, salas de exames e 19 boxes de fisioterapia. O complexo também integrará uma unidade de saúde mental e uma unidade de cuidados continuados e paliativos, esta última com capacidade para 80 camas.
De acordo com Pedro Marcelino, a primeira fase a abrir será a de cuidados continuados e paliativos, com a inauguração prevista para meados de junho de 2026. A unidade hospitalar irá demorar mais tempo a ser concluída devido à complexidade técnica da instalação de sistemas como aquecimento, ventilação e ar condicionado, além de soluções de inteligência artificial.

Este projeto não só visa complementar os serviços do Serviço Nacional de Saúde, mas também criar cerca de 100 postos de trabalho diretos, desde médicos e enfermeiros a técnicos e auxiliares. Em declarações, o presidente da BTT Investimento sublinhou a importância estratégica do investimento, afirmando que representa um voto de confiança no futuro de Beja e no seu potencial.
Além do projeto em Beja, a BTT Investimento, que detém marcas como a Sanfil Medicina, está a trabalhar na construção de um novo hospital em Coimbra e na expansão da sua unidade na cidade de Leiria.
