Uma vítima mortal é o resultado de um acidente rodoviário ocorrido na manhã desta segunda-feira, junto à Escola Secundária de Moura. A vítima é um homem de 59 anos. Também o condutor da viatura ficou ferido ligeiro, tendo sido transportado ao Hospital de Beja.
De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, o alerta para o acidente foi dado às 08h42.

De acordo com o Jornal A Planície, de Moura, “a carrinha de transporte de passageiros descia a rua Engenheiro Armando Almeida Manso, naquela cidade, quando o condutor terá perdido o controle da viatura, tendo abalroado um dos trabalhadores da Câmara Municipal de Moura, que se encontrava a realizar trabalhos no local, tendo sido projetado contra o gradeamento da escola.
A mesma fonte explica que, “no local, foram realizadas manobras de reanimação pelos enfermeiros do INEM de Moura, mas sem sucesso”.
Não são ainda conhecidas as causas do acidente, estando a ser investigadas pelas autoridades.
Para o local terão sido mobilizados 23 operacionais apoiados por 10 viaturas, dos Bombeiros Voluntários de Moura, INEM e a PSP.
Sabe-se que a viatura envolvida no sinistro pertence à APPACDM de Moura – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, cujo presidente, Luís Raposo, lamentou hoje à agência Lusa o sucedido.
“Foi um acidente, que lamentamos. Ao mesmo tempo, é uma situação triste, é um dia triste para Moura. Faleceu uma pessoa estimada e conhecida na cidade”, disse.
O presidente da associação referiu que a carrinha “estava a fazer a sua volta habitual” pela cidade e transportava “sete ou oito utentes” para a instituição, quando aconteceu o acidente.
“Suspeita-se que o condutor terá tido um problema de saúde, parece que terá desmaiado. Por isso, é que terá acontecido o despiste”, em que o veículo “embateu e partiu as grades e ficou dentro da escola secundária”, continuou.
Luís Raposo indicou ainda que, após o acidente, “a maioria dos utentes foi levada para a instituição, mas um ou dois, por precaução, foram ao Centro de Saúde”.
“Tinham pequenos arranhões e feridas. E estão todos agitados, são miúdos especiais, mas vamos ver se, com a ajuda das técnicas, fica tudo normalizado para eles”, disse.
A vítima mortal, segundo o Jornal A Planície, é Alberto Ramos, conhecido em Moura por “SUPER”, um homem, segundo a mesma fonte, “ligado à sociedade, desde o seu papel importante nos escuteiros, ator amador em que participou em várias peças de teatro, ligado ao mundo do moto turismo e também colaborador da Planície”.
A Planície sublinha ainda que “a sua trágica partida deixa um vazio enorme na comunidade, pois era alguém querido e respeitado por todos”.
Rádio Castrense / Jornal a Planície / Lusa
Fotos: Jornal A Planície – Moura