O Dia Mundial da Rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro. Este dia foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011.
O seu objetivo é “demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino” realça a UNESCO.
Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio “continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas” destaca a UNESCO.

No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes “é uma necessidade absoluta”.
Em 2025 o tema escolhido é «Rádio e Alterações Climáticas», celebra as muitas oportunidades que a radiodifusão oferece para dar destaque às questões relacionadas com as alterações climáticas.
A UNESCO refere que 2025 é um ano crucial para as alterações climáticas. De acordo com o Acordo de Paris, se a humanidade quiser limitar o aquecimento global a 1,5°C, as emissões de gases com efeito de estufa devem atingir o seu pico o mais tardar nesse ano, antes de começarem a diminuir.
A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoiou e reforça a celebração desta data.
Para assinalar a efeméride, a Rádio Castrense vai ao longo da tarde, entre as 15h e as 17h, emitir opiniões de ouvintes acerca da importância da Rádio nas suas vidas, bem como de membros da nossa equipa.