A candidatura de Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República Portuguesa já tem os seus primeiros mandatários distritais e coordenadores por distrito.
Em Beja, o mandatário distrital será Luís Serrano, um empresário que já foi Governador Civil de Beja, Presidente da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Beja. Ele também é o primeiro Presidente do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e co-fundador da Rádio Pax, de Beja. A coordenadora distrital será Inês Costa, arquiteta e artista plástica.
O próprio candidato, almirante Gouveia e Melo, ganhou notoriedade nacional ao liderar a “task force” responsável pelo plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal. Nascido em Moçambique, é um oficial da Marinha Portuguesa na reserva, onde chegou ao posto de Chefe do Estado-Maior da Armada. Em sua campanha, Gouveia e Melo tem se posicionado como um candidato do “centro pragmático”, entre o socialismo e a social-democracia, e prometeu ser um presidente “muito diferente” do atual. Ele anunciou oficialmente a sua candidatura às eleições presidenciais de 2026 em maio de 2025.