A Boliden, empresa mineira sediada em Estocolmo, Suécia, especializada na extração e fundição de cobre e zinco, está prestes a fechar um acordo para a aquisição da Somincor, dona da concessão da mina de Neves-Corvo – Castro Verde, e é detida pelos canadianos da Lundin Mining, adianta o Eco Sapo.
O principal impulsionador deste acordo com os suecos, de acordo com a agência Bloomberg, parece ser a segurança do fornecimento de longo prazo para uma exploração na Noruega (Odda), detida por este grupo com uma capitalização bolsista de 7,4 mil milhões de euros.
O processo de venda da Somincor, dona da maior mina portuguesa, está a ser conduzido diretamente a partir de Toronto e Vancouver pelo Banque de Montréal (BMO) e por uma equipa da Lundin Mining, que está a vender a operação em Portugal e também na Suécia (Zinkgruvan), com vista a apostar no mercado sul-americano.
Recorde-se que este negócio está avaliado em mil milhões de euros.
A mina de Neves Corvo – Castro Verde tem cinco grandes jazigos em produção: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador.
Em 2023, a faturação da Somincor apresentou uma queda face ao ano anterior, para 393 milhões de euros, um resultado operacional (EBITDA) de 83 milhões e lucros, em queda, de cerca de 1,5 milhões de euros (13 milhões em 2022).