O Governo vai destinar 5,25 milhões de euros para a constituição de uma Reserva Estratégica de Proteção Civil (REPC) até ao final de 2024.
Esta verba vai ser repartida por 4 anos, a começar este ano com um orçamento de 750 mil euros e de 1,5 milhões nos anos de 2022, 2023 e 2024.
A constituição da REPC tem como objetivo a manutenção em permanência de um depósito de bens e equipamentos destinados a situações de emergência a nível nacional e internacional, no âmbito da proteção civil e da ajuda humanitária.
A Rádio Voz da Planície adianta que “o mesmo despacho determina a tipologia dos módulos e equipamentos a constituir em 2021 e 2022, nomeadamente: equipamento de proteção individual; material para apoio ao alojamento de emergência; alimentação de campanha; equipamento de armazenagem, acondicionamento e transporte; equipamento de apoio sanitário e equipamento de operacionalização de postos de comando operacional”.
A composição e manutenção da Reserva Estratégica provem de financiamento comunitário e de verbas inscritas no orçamento da autoridade nacional de emergência e proteção civil.