A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou a integração de 24 militares portugueses na Força de Reserva (RFPU – Reserve Formed Police Unit) da Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), no âmbito da missão da União Europeia (EULEX) no Kosovo.
A GNR, que desde 28 de novembro de 2024 lidera a presidência do Comité Interministerial de Alto Nível da EUROGENDFOR, vai coordenar a cooperação internacional desta força multinacional ao longo do ano de 2025. O projeto, que pode ter uma duração de até seis meses, irá reforçar as Forças de Polícia da EULEX.
A Força de Reserva é composta por 84 militares de seis países: Portugal (com 24 militares da GNR), França (31 da Gendarmerie Nationale), Itália (26 da Arma dei Carabinieri), Países Baixos (dois militares da Koninklijke Marechaussee) e Polónia (um militar da Żandarmeria).
Os 24 militares da GNR passaram por um intenso período de treino de três semanas, que incluiu táticas de ordem pública, defesa pessoal, emergência médica, tiro, entre outros. A maioria dos militares é especialista em Ordem Pública, com vasta experiência em missões internacionais, como no Iraque, Bósnia e Herzegovina, Timor Leste e Kosovo.
A missão da GNR demonstra o seu compromisso com a estabilidade no Kosovo e a segurança da Europa, no contexto das eleições parlamentares agendadas para 12 de outubro.
Hoje, dia 18 de setembro, uma cerimónia de despedida marcou a saída dos militares, na Pontinha. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, e contou com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Paulo Jorge Alves Silvério.
Para a Guarda Nacional Republicana, é um orgulho representar Portugal e a EUROGENDFOR nesta missão, contribuindo de forma atenta e responsável para a segurança da região e da Europa.

















