13.8 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Fevereiro 22, 2026

Últimas Noticias

GNR regista três mortos e mais de 900 acidentes nos primeiros dias da Operação “Natal e Ano Novo”

Os primeiros quatro dias da Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), ficaram marcados por um balanço trágico nas estradas portuguesas. Entre as 00h00 do dia 18 de dezembro e o final do dia de ontem, 21 de dezembro, as autoridades registaram um total de 927 acidentes rodoviários, que resultaram em três vítimas mortais, 16 feridos graves e 232 feridos leves.

As fatalidades ocorreram em diferentes pontos do país, começando logo no primeiro dia da operação com uma colisão entre um motociclo e um automóvel ligeiro na Estrada Nacional 9, em Torres Vedras, que vitimou um homem de 34 anos. No último domingo, dia 21, registaram-se mais dois óbitos decorrentes de despistes: um jovem de 23 anos perdeu a vida em Coruche, num acidente que causou ainda um ferido grave, e um homem de 39 anos faleceu em Ourique.

No campo da fiscalização, a GNR manteve uma forte presença no terreno, tendo controlado 31 861 condutores. Destas ações resultaram 326 autos por condução sob o efeito do álcool, dos quais 182 culminaram em detenção por apresentarem uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. Além disso, as autoridades detiveram 60 pessoas que circulavam sem habilitação legal para conduzir.

Ao todo, foram detetadas 5 073 contraordenações rodoviárias, com o excesso de velocidade a liderar as infrações com 696 registos. A falta de inspeção periódica obrigatória também apresentou números elevados, com 691 casos, seguindo-se a falta de seguro de responsabilidade civil, o uso indevido do telemóvel e a incorreta utilização do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças.

A Guarda Nacional Republicana reforça que a operação continua no terreno com o objetivo de garantir a segurança nas deslocações festivas. Os militares manterão o foco na prevenção de comportamentos de risco, como a condução sob influência de substâncias, manobras perigosas de ultrapassagem e o cumprimento das normas de segurança passiva, apelando à prudência de todos os utilizadores da via pública.

Latest Posts

Não perder