A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 12 e 18 de setembro, uma série de operações a nível nacional que resultaram na detenção de 508 pessoas em flagrante delito e na apreensão de uma grande quantidade de materiais. As ações da GNR tiveram como foco a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, além da fiscalização de infrações.
Entre as detenções, 141 foram por condução sob o efeito de álcool, 109 por condução sem habilitação legal e 22 por tráfico de estupefacientes. Destacam-se ainda 19 detenções por violência doméstica, 22 por furto e roubo, e uma por incêndio florestal.
As operações também levaram à apreensão de mais de três mil doses de haxixe, além de cocaína, liamba, MDMA e heroína. Foram apreendidas 20 armas de fogo, 17 armas proibidas, 207 munições, 12 veículos e mais de 7 mil euros em dinheiro.
No âmbito da fiscalização rodoviária, a GNR registou 7.897 infrações, com destaque para 1.091 casos de excesso de velocidade. Outras infrações comuns incluíram a falta de inspeção periódica obrigatória (910), o uso indevido do telemóvel (280) e a falta de seguro de responsabilidade civil (271).















