A GNR já veio a público desmentir a intenção de encerrar o Posto da GNR de Ermidas-Sado, em reação às notícias que vieram a público ontem, através da Comissão de Utentes de Santiago do Cacém.
A GNR, em nota enviada à Rádio Castrense, avança que “relativamente às notícias que têm vindo a ser veiculadas através das redes sociais e de alguns OCS, quanto ao suposto encerramento do Posto Territorial de Ermidas do Sado, o Comando da Guarda Nacional Republica (GNR) esclarece que não é intenção, desta Força de Segurança, propor o seu encerramento”.
A GNR explica que “decorrendo processo de oposição à renovação do atual contrato de arrendamento do imóvel onde se encontra instalado o Posto Territorial, com data de efeito a 31 de outubro de 2023, em coordenação com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a GNR promoveu e continuará a promover as diligências necessárias para identificação de um novo imóvel, indo ao encontro dos anseios e legítimas expectativas da população que servimos”.
A Guarda acrescenta que, “independentemente da solução que vier a ser encontrada, cujo processo continuará a envolver, necessariamente, tanto o poder central como o local, a GNR reforça a garantia da segurança desta localidade e do território à sua responsabilidade, no limite, com recurso à utilização de um Posto de Atendimento Móvel e do patrulhamento diário, sempre apoiados pelas plataformas tecnológicas já em uso, como é disso exemplo o “Guarda Digital”, garantindo idêntica capacidade de resposta e de apoio à comunidade.
“Reconhecendo que a dispersão e a presença territorial, como fatores distintivos desta Força de Segurança, são uma mais-valia operacional que assegura uma ligação ímpar ao Cidadão, constitui prioridade da GNR a manutenção de abordagens proactivas, de prevenção e de disponibilidade que potenciem a proximidade e a segurança”, conclui a nota informativa da GNR.