No período de 21 a 27 de julho, o Comando Territorial de Beja da GNR intensificou as suas operações no distrito, focando-se na prevenção e combate à criminalidade, bem como na fiscalização rodoviária. Durante esta semana, a Guarda Nacional Republicana efetuou 11 detenções em flagrante delito. Destas, sete foram por condução sob o efeito do álcool, uma por condução sem habilitação legal, uma por violação de domicílio ou introdução em local vedado ao público, uma por violência doméstica e outra por desobediência. No âmbito das apreensões, foram recolhidos dois telemóveis e uma arma de caça.
No que toca ao trânsito, a GNR detetou 159 infrações. O excesso de velocidade liderou as transgressões, com 50 registos, seguido por 23 infrações relativas a tacógrafos e 21 por excesso de peso. Foram ainda assinaladas 19 anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 11 casos de uso indevido do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, 10 por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco relacionadas com pneumáticos, e duas por falta de seguro de responsabilidade civil, bem como duas por uso indevido do telemóvel durante a condução. Em termos de sinistralidade rodoviária, registaram-se 62 acidentes, que resultaram em 16 feridos leves e cinco feridos graves.
Por fim, a fiscalização geral resultou na deteção de 11 infrações, sendo dez no âmbito da proteção da natureza e ambiente e uma no âmbito da polícia geral.