15.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Maio 26, 2024

Últimas Noticias

Gabinete de Inserção Profissional inaugurado em Vila Nova de Milfontes

O Município de Odemira inaugurou o Espaço Multi-Serviço de Vila Nova de Milfontes no dia 28 de março, com o início do Atendimento do GIP – Gabinete de Inserção Profissional que irá servir a freguesia, “prestando apoio em resposta a necessidades específicas da população”, destaca a autarquia.

A cerimónia de inauguração decorreu na presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, Vereadora Isabel Palma, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Francisco Lampreia, e Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, Graça Nunes.

O Gabinete de Inserção Profissional “resulta de uma parceria entre o Município de Odemira e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, complementando a atuação do mesmo enquanto Estrutura de Apoio ao Emprego que visa desenvolver atividades personalizadas de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção profissional” explica o município. A mesma fonte esclarece que “o GIP de Vila Nova de Milfontes estará em funcionamento de terça a sexta-feira, entre as 10.00 e as 13.00 horas e as 14.00 e as 16.00 horas”.

No mesmo dia, o GIP Imigrante iniciou o seu atendimento, em instalações provisórias, no BU KIOSK na freguesia de São Teotónio. Este serviço, a funcionar no mesmo horário que o GIP de Vila Nova de Milfontes, “visa prevenir vulnerabilidades específicas experienciadas pelos imigrantes na área do emprego, de forma a combater bolsas de desemprego no território”.

O Espaço Multi-Serviço em Vila Nova de Milfontes, acrescenta a Câmara, “surge como resposta da estratégia concertada na conferência “O Maior Desafio de Odemira”, em matéria de reforço dos serviços públicos, com o objetivo de reforçar, aproximar e alargar a oferta de serviços de interesse geral, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento aos munícipes”.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira afirmou que este é um “novo modelo de descentralização dos serviços da Câmara e de outros serviços”, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços municipais sem necessidade de deslocação à sede de concelho, promovendo o aumento da proximidade naquele que em dimensão é o maior concelho do país. O autarca acrescentou ainda que, futuramente, espera que o espaço possa acolher novas valências e serviços, onde a população poderá “resolver mais facilmente os seus problemas presencialmente”.

Na inauguração em Vila Nova de Milfontes marcaram igualmente presença os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Teotónio, Longueira/Almograve e São Luís, Destacamento Territorial da GNR de Odemira, representantes da Cooperativa TAIPA, IPAV, Colégio de Nossa Senhora da Graça e Driscoll’s.

Latest Posts

Não perder