27.2 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Outubro 16, 2025

Últimas Noticias

Festival Terras sem Sombra regressa a Odemira no fim de semana de 25 e 26 de outubro

O Festival Terras sem Sombra (TSS) regressa a Odemira no fim de semana de 25 e 26 de outubro, unindo o Alentejo à grande música clássica europeia. O ponto alto da programação é o recital “Um Continente do Romantismo: Obras para Piano”, protagonizado pelo virtuoso pianista checo Ivo Kahánek, considerado o mais importante músico do seu país na atualidade. O concerto terá lugar na igreja da Misericórdia, monumento do século XVI, no sábado, dia 25, às 21h30.

O programa musical, a cargo de Kahánek – artista aclamado internacionalmente após a sua estreia nos BBC Proms em 2007 e a colaboração com a Filarmónica de Berlim em 2014 – fará uma viagem pelo cerne do Romantismo. Incluirá obras de Clara e Robert Schumann, que abrirão o recital com delicadeza e grandiosidade, seguindo depois para a Boémia com a cor popular e energia dançante de Dvořák e Smetana. A pianista Kaprálová, meteoro da modernidade checa, e Martinů, com danças cheias de ritmo e humor, fecham a noite, celebrando a música do coração da Europa.

As atividades do Festival em Odemira, o maior concelho do país em extensão, iniciam-se na tarde de sábado, dia 25, às 15h00, com a componente de património cultural. Sob o mote «Na Fronteira do Condado de Odemira e das Terras da Ordem de Santiago: Relíquias», os participantes serão guiados pelos investigadores António Martins Quaresma e Jorge Vilhena, numa descoberta da freguesia de Relíquias, um lugar que preserva vestígios de séculos de ocupação humana, desde a Pré-História (Necrópole do Cerro da Chaiça, monumento megalítico do Monte do Paço) até à arquitetura simples e luminosa da igreja de Nossa Senhora das Relíquias, com traços manuelinos e barrocos.

No domingo, 26 de outubro, a agenda dedica-se à salvaguarda da biodiversidade. A ação «Arbutus unedo: O Medronheiro e o Medronho na Herdade da Tamanqueira» terá início às 9h30. Orientada pelo engenheiro técnico agrário José Pisani Burnay, a atividade levará os participantes à Herdade da Tamanqueira, nas Taliscas (caminho para São Teotónio), para conhecer o medronheiro e o fruto que dele nasce. A iniciativa valoriza esta espécie resiliente e o medronho, aguardente tradicional que é símbolo da memória, herança coletiva e da relação ancestral da região com o seu território.

O Festival Terras sem Sombra, que conta em Odemira com a parceria do Município local e da Embaixada da República Checa, reafirma o seu compromisso com a cultura e a valorização do território, lembrando que todas as suas iniciativas são de acesso livre e gratuito. O programa da presente temporada pode ser consultado no site oficial. O próximo destino do TSS será Vidigueira, nos dias 29 e 30 de novembro.

Latest Posts

Não perder