O Festival Terras sem Sombra (TSS) vai apresentar-se em Espanha no próximo dia 13 de dezembro, às 17h30 (hora local), em Badajoz, com um concerto dedicado às tradições natalícias do Alentejo. Intitulado «O Menino nascido éi! (¡El Niño nacido es!: El cante alentejano y las tradiciones de Navidad y Año Nuevo)», o espetáculo contará com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação especial de Pedro Mestre, na viola campaniça.
O programa revisita memórias festivas do Alentejo, evocando o espírito de Natal e as tradições de inverno que marcam a identidade cultural da região. O concerto terá lugar no emblemático Hospital Real de Badajoz, um edifício histórico do século XVII que acolhe atualmente o Centro Cultural da Diputación Provincial.
Para José António Falcão, diretor-geral do Festival Terras sem Sombra, esta apresentação reforça a proximidade entre o Alentejo e a Extremadura espanhola. «Há uma grande sintonia entre o Festival Terras sem Sombra, que constitui uma temporada musical do Alentejo, e Espanha. Une-nos o mesmo frémito pela arte, pelo património cultural, pela conservação da natureza. Com a Extremadura, o sentimento de hermandad é fortíssimo. Sentimo-nos em casa quando estamos na Extremadura e sentimos que os nossos vizinhos extremenhos partilham do mesmo sentimento», afirma.
Com este concerto, o Festival Terras sem Sombra reforça a sua dimensão transfronteiriça e promove o cante alentejano além-fronteiras, celebrando a partilha cultural e o espírito de proximidade entre as duas regiões.














