11.8 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Abril 1, 2025

Últimas Noticias

Festival Sabores do Borrego está em contagem decrescente – Arranca sexta-feira em Castro Verde

A 6ª edição do Festival Sabores do Borrego chega na sexta-feira a Castro Verde. O evento decorre entre os dias 4 e 6 de abril.

A iniciativa, promovida em parceria pela Câmara Municipal, Associação de Campo Branco e Agrupamento de Produtores – Carnes do Campo Branco, “vai apostar na valorização e afirmação da agricultura e da pecuária do concelho como setor estratégico e com futuro”, adianta o Município de Castro Verde.

O borrego do Campo Branco, «um dos produtos mais emblemáticos da região e de grande importância para a economia local, volta a ser o “rei” deste festival, através de uma programação que aposta no reforço da identidade local e num conjunto diversificado de iniciativas» destaca a Câmara Municipal.

Durante três dias, segundo a mesma fonte, «o Festival terá dezenas de expositores, mas também uma aposta na gastronomia da região, exposições, palestras relacionadas com o setor pecuário, cante alentejano, música popular e concertos».

Na agenda do 6º Festival Sabores do Borrego, destacam-se este ano concertos com o cantor popular EMANUEL (4 de abril) e os NÉMANUS (5 de abril), «uma das bandas mais aclamadas na atualidade».

Este ano, Sousel, município do distrito de Portalegre e Capital do Borrego, é o convidado do 6º Festival Sabores do Borrego.

Tendo o borrego como elo comum entre os dois municípios, esta aposta no intercâmbio envolve a participação do município de Sousel, o que permitirá trazer até Castro Verde “a tradição gastronómica do borrego e do queijo do Alto Alentejo”. A par disso, “Sousel apresentará também a sua música e os sons da região”, explicou anteriormente o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito.

Com cerca de 1 900 habitantes, a vila de Sousel é sede de um município com cerca de 4.404 habitantes e, além da sede do concelho, conta também com as freguesias de Cano, Casa Branca e Santo Amaro. Com dezenas de pequenos produtores de ovinos, que ao longo dos séculos ligaram intimamente a cultura da região à pastorícia e à produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria.

A raça Merino Branco “será o mote para debates e partilha de experiências ao nível da produção agropecuária, com presença importante na mostra de ovinos, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Carnes do Campo Branco”

Paralelamente, desde o dia 28 de março e até ao dia 6 de abril, volta a realizar-se a Semana Gastronómica do Borrego, envolvendo os restaurantes do Campo Branco, nomeadamente de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel e Ourique, que incluem nas suas ementas pratos confecionados à base de borrego.

Com a promoção do Festival Sabores do Borrego, a Câmara Municipal de Castro Verde diz que «mantém a sua aposta estratégica para a valorização do mundo rural e do trabalho no campo, em terras de sequeiro e de agricultura extensiva onde o grau de exigência tem de ser continuamente valorizado e promovido».

Latest Posts

Não perder