A Fundação Três Culturas, em Sevilha, foi palco, no passado dia 29 de abril, da sessão de apresentação da 13ª edição do Festival Islâmico de Mértola. O evento, uma iniciativa da Câmara Municipal de Mértola em colaboração com o Consulado de Portugal em Sevilha, a Fundação Três Culturas e a Fundação Mesquita de Sevilha, sublinhou a importância da cooperação cultural entre fronteiras e promoveu um encontro simbólico entre diversas culturas.

A cerimónia contou com a presença de Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Rosinda Pimenta, Vice-Presidente da autarquia, e Paulo Mesquita, Chanceler e Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha. Marcaram também presença Lorena García de Izarra, Diretora da Fundação Três Culturas, e Ibrahim Martínez, representando a Fundação Mesquita de Sevilha.
José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), também participou na apresentação, assim como diversas personalidades institucionais de relevo, incluindo a Cônsul-Geral de Marrocos, Doña Dounia DEL-LERO, a Cônsul-Geral da Colômbia em Sevilha, Dña. Aixa Kronfly David, e o Shaykh Saif Al Nahyan, cuja presença adicionou uma dimensão espiritual e cultural significativa ao evento.

A comitiva institucional espanhola contou com a participação do Alcalde de Almonaster la Real, Jacinto José Vázquez López, acompanhado pela Concejala de Cultura, María José Martín Anarte, a Concejala de Turismo, Tamara Romero López, e a Técnica de Cultura, Yolanda Benabat Hierro, evidenciando o fortalecimento das relações entre Mértola e os territórios vizinhos com uma herança islâmica partilhada.

O programa cultural da sessão incluiu um concerto do grupo Além Cabul, que proporcionou aos presentes uma viagem sonora pelo mundo islâmico, seguido de uma degustação gastronómica com sabores do Sul, num ambiente de convívio e partilha cultural.