O Festival Islâmico de Mértola é inaugurado ao final da tarde desta quinta-feira, e prolonga-se até ao próximo domingo.
O “souk”, Mercado de Rua, ocupa a Rua da Igreja de acesso ao Largo da Igreja Matriz de Mértola, no centro histórico, sendo alargado para a envolvência do Largo Vasco da Gama e ruas que lhe dão acesso, já na parte “nova” da vila.
Para o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, as alterações, “da Alcáçova ao Arrabalde”, vão dar “uma dinâmica maior” e “segurança”, ao Festival Islâmico.
Do programa de hoje, faz parte a inauguração de uma Exposição de Fotografia “Mezquitas en el mundo”, que pode ser vista da 10h00 às 20h, na Galeria da Casa das Artes Mário Elias. A organização é da Comunidade Islâmica de Espanha.
O Souk, tradicional mercado de rua, estará aberto até à meia-noite. Trata-se de um espaço dos mais míticos do evento, onde os visitantes poderão adquirir produtos tipicamente islâmicos e não só.

A Inauguração da Exposição de Pintura “O Regresso, Le Retour” de Moulay Youssef Elkahfaï está marcada para as 18 horas, na Galeria do Castelo de Mértola.
A cerimónia de inauguração oficial do 11.º Festival Islâmico de Mértola, está marcada para as 18h30, no Anfiteatro do Castelo de Mértola.
O concetrto inaugural do evento, acontece às 22h30, hora em que atuam os AO SUL – Música do Alentejo, Medieval e Andalusi, no Castelo de Mértola.
Trata-se de um espetáculo com Eduardo Paniagua Ensemble, Celina da Piedade, Ana Santos e o Grupo Coral da Mina de S. Domingos.
O concerto inaugural do Festival Islâmico” resulta de uma colaboração em residência artística entre Eduardo Paniagua e os músicos do seu Ensemble -César Carazo, El Wafir Shaikheldin e Jaime Muñoz-, Celina da Piedade, Ana Santos e o Grupo Coral da Mina de S. Domingos. O resultado leva-nos numa viagem pelos rios sonoros da música medieval e do legado andalusi até à confluência onde se encontram com o Cante Alentejano e outras tradições musicais deste imenso sul. Rios de culturas que se ligam e vêm dar a Mértola, num concerto imperdível” realça o município.
Para esta noite, à 00h00 está ainda agendado para o Anfiteatro do Castelo de Mértola, a atuação do Projeto musical de Paulo Monteiro e Fábio Antão, Nomad, que mistura sonoridades ecléticas de lugares remotos, diferentes etnias e culturas, numa mistura de ritmos dançáveis e eletrónicos.