A autarquia de ferreira do Alentejo instalou desfibrilhadores automáticos externos em espaços públicos.
Os Desfribilhadores Automáticos Externos (DAE) são dispositivos médicos portáteis que, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisam o ritmo cardíaco e, nos casos indicados, aplicam um choque elétrico com o intuito de se restabelecer um ciclo cardíaco normal e evitar assim a morte da vítima.
“Este programa inclui, além das máquinas, a formação de operadores, um responsável médico e um sistema de manutenção e controlo de qualidade”, destaca o município.
Foi já ministrada formação a 18 pessoas, nomeadamente funcionários dos serviços municipais, da Misericórdia e das escolas e ainda bombeiros de Ferreira e profissionais de saúde.
Esta iniciativa da câmara municipal de Ferreira do Alentejo obteve o devido licenciamento do INEM (Instituo Nacional de Emergência Médica).
Os DAE foram instalados em locais de maior concentração de pessoas e zonas desportivas e escolares:
- Rua Zeca Afonso (abrange, nomeadamente, Centro Cultural, Piscina de Ar Livre, Parque dos Desportos, Salão de Festas, das Associações, Zona de Mercados e Feiras, Jardim Público, Bombeiros).
- Rua da Eira (abrange, nomeadamente, Pavilhão de Desportos, Piscina Aquecida, Escola Básica e Secundária, Centro de Saúde, Lar e Centro Infantil da Misericórdia).
- Estádio Municipal de Futebol.