13.4 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Novembro 14, 2025

Últimas Noticias

FENAREG defende criação de agência de desenvolvimento para executar Água

A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal sublinhou o elevado custo da inação na execução da Estratégia “Água que Une” (AqU) poderá ultrapassar 5,4 mil milhões de euros em 10 anos, um valor superior ao investimento total previsto para o regadio até 2030. O aviso foi deixado pelo Presidente da Federação, José Núncio, durante a sessão de abertura da XVI Jornada do Regadio, que este ano assinala os 20 anos da FENAREG, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.
 
 
O Presidente da federação defendeu que a execução da Estratégia “Água que Une” deve assentar num modelo de governação ágil, semelhante a uma agência de desenvolvimento com competências globais e dependência direta do Primeiro-Ministro, para evitar entropias e atrasos burocráticos.
 
José Núncio sublinhou que seja qual for o formato adotado, é fundamental incluir representantes dos utilizadores e das autarquias, com poder de decisão, garantindo uma gestão participada e eficaz dos recursos hídricos, em particular na área da agricultura e do regadio.
 
 
O encontro do Regadio 2025 decorre num momento em que o setor agrícola enfrenta desafios de governação, financiamento e revisão da Política Agrícola Comum (PAC), tema que a FENAREG considera “crítico” para a sustentabilidade económica e social da agricultura europeia.

Latest Posts

Não perder