A maior feira franca do Sul do país começa hoje em Castro Verde.
O certame esteve dois anos sem se realizar, devido à pandemia da COVID-19.
A Feira de Castro é habitual ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses.
Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria Feira, “a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural” que arranca esta sexta-feira, dia 14, pelas 18h00, com a Abertura da Feira de Produtos Locais, na Rua Fialho de Almeida, e animação de rua com o grupo Next Combo, às 18h00 e às 21h00, na Praça da República e ruas da Feira.
À noite, a Praça da República é palco para diferentes concertos. Após o espetáculo com o popular “José Malhoa” (22h00), sobe ao palco o músico “Mizzy Miles” (23h30), “para um concerto que promete muita animação” refere o município.
Amanhã, sábado, 15 de outubro, o dia começa com animação de rua com o grupo PorBatuka, às 11h00 e às 15h00. Também este sábado, destaque para o 3º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho. Pelas 18h30 será inaugurada no Fórum Municipal a exposição coletiva “Este silêncio que se ouve e se escreve”, do movimento IP2N4 Art, que reúne um conjunto de trabalhos em pintura e escultura de sete artistas alentejanos.
No sábado, decorre ainda o 30.º Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, no Fórum Cultural de Castro Verde. A iniciativa é promovida pela Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura, e será transmitido em direto pela Rádio Castrense.
O sábado, dia forte da Feira de Castro, traz ainda à Praça da República o grupo “Sangre Ibérico” (22h00) e o projeto “Route N2” (23h30). A partir das 01h00, cabe ao DJ Pedro Simões (RFM / FridayBoyz) animar o público presente.
No domingo, 16 de outubro, Castro Verde recebe a partir das 14h00, junto à Igreja dos Remédios, o Programa de Televisão “Somos Portugal” da TVI. Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de cinco grupos, o, que assinala a sua 30ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico do Algoz, e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.
Ao longo de três dias, a Rádio Castrense vai levar até si as imagens sonoras da secular Feira de Castro.
