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Sexta-feira, Julho 4, 2025

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Falha de Motor na aeronave pode estar na origem da tragédia no “Festival Beja Air Show”

Manuel Rey Cordeiro morreu, este domingo, vítima da queda do Warbird Yak52s durante o festival aéreo Beja Air Show. O acidente aconteceu na sequência de uma colisão com outro avião de acrobacias, pilotado por um português de 37 anos, que sofreu ferimentos considerados leves.

O piloto de 62 anos, mais conhecido por “Coco”, era comandante da Vueling e tinha mais de 18 mil horas de voo, segundo o “Faro de Vigo”. Nos vídeos do acidente que circulam nas redes sociais, vê-se o avião com a EC-IAS a cair e a incendiar-se. Segundo o jornal galego conseguiu apurar, o Warbird Yak52s voava demasiado próximo do solo. Manuel Rey Cordeiro era também paraquedista e ainda saltou, mas não conseguiu abrir o pára-quedas a tempo. Morreu sob os destroços do avião.

Antes da colisão, Manuel Rey Cordeiro terá comunicado uma falha de motor na aeronave quando tentava subir para ganhar altitude, adianta na sua edição o “Jornal de Notícias”.

Regra geral, os voos de competição/exibição são realizados a baixa altitude e envolvem mais perigo — só os pilotos mais experientes, com centenas de horas de voo, o conseguem fazer.  Voar em formação é ainda mais arriscado: exige muitas horas de treino conjunto e sincronização.

Sabe-se que o galego treinava pelo menos um fim de semana a cada dois meses para participar nas competições com os Yakstars, uma patrulha acrobática hispano-portuguesa conhecida pelas manobras arriscadas e pela velocidade das aeronaves Yak-52 de fabricação romena. 

O piloto considerava que as acrobacias aéreas não eram tão arriscadas como poderia parecer. Afirmava que aquilo que fazia era muitas vezes ensaiado e requeria mais “disciplina e atenção” do que qualquer outra coisa.

Ao longo da carreira, Manuel Rey Cordeiro acumulou inúmeros troféus: ganhou doze campeonatos espanhóis e dois subcampeonatos europeus de ultraleves, o primeiro com apenas 30 anos. 

“Se tivéssemos medo, não faríamos nada do que fazemos”, afirmou em 2021, quando venceu o Campeonato de Espanha de Voo Acrobático.

Coco era um dos “pilotos mais talentosos e versáteis da Península Ibérica, sendo capaz de pilotar jatos comerciais como Airbuses, aeronaves acrobáticas extremas como o Sukhoi SU-29M, Extra 300/330, Cap 10, Yak 52 e uma vasta gama de monomotores”, lê-se no site da formação ibérica Yakstars, onde ocupava a posição principal (“lead solo”) há 15 anos.

Nascido em Vigo, em 1962, Manuel Rey Cordeiro residia em Sigueiro (perto de Santiago de Compostela) e deixa dois filhos para trás. A patrulha que representava está baseada em Casarrubios, em Espanha, e em Ponte de Sor, em Portugal.

A Força Aérea assinalou ainda que acionou “todos os meios para a investigação do acidente”. Nuno Melo, ministro da Defesa Nacional, anunciou que seria aberta uma “averiguação” por duas entidades ao “acidente trágico”, sem precisar quais. 

As condolências foram prestadas por várias entidades, de entre as quais a Força Aérea, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, assim como o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC).

No evento participavam dezenas de aviões e helicópteros militares, tendo o acidente ocorrido com a patrulha acrobática YAK STARS — uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa — descrita pela Força Aérea como a “maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa”, o mesmo grupo que pilota as aeronaves Warbird Yak52s, desenvolvidas pela União Soviética. Uma destas despenhou-se dentro dos perímetros da Base Aérea e outra fora da unidade.

Fonte: NIT

Foto: FDV

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