A Câmara Municipal de Odemira manifestou o seu “profundo pesar” pelo falecimento do Dr. Justino Augusto Baptista Abreu dos Santos, ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 5 de novembro de 2025. Em reconhecimento da sua inestimável contribuição para o concelho, foi imediatamente decretado Luto Municipal de dois dias, abrangendo 5 e 6 de novembro.
O Dr. Justino Santos marcou a história de Odemira ao ser o primeiro Presidente da Câmara Municipal democraticamente eleito após o 25 de Abril de 1974, cargo que exerceu ao longo de 17 anos, entre 1976 e 1993. A autarquia salienta que o concelho “muito deve ao empenho, dedicação e competência” com que presidiu e orientou a gestão municipal, defendendo as causas e o desenvolvimento local durante quase duas décadas cruciais.
Além da sua carreira política, Justino Santos foi médico de profissão, exercendo a medicina em Odemira antes e depois dos seus mandatos autárquicos. Nos últimos anos, dedicou-se com grande empenho à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Odemira.
Em reconhecimento pelo seu serviço público, o Comendador Justino Santos foi agraciado em 1994 com a Comenda de Serviços Públicos pelo Presidente da República e, em 2005, recebeu a Medalha de Honra do Município de Odemira. A Câmara Municipal sublinha que o Comendador Justino Santos “ficará na história do concelho, da região e do país”, endereçando as mais sinceras condolências à família e amigos.















