A maior feira de sempre, 40 mil visitantes e 278 expositores é o balanço da 32ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pelo Município de Odemira entre os dias 19 e 21 de julho, em São Teotónio. Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação foram os pontos fortes do certame, que é uma verdadeira montra do território.
Para Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, “Houve uma dinâmica muito forte ao longo dos três dias de feira, com as mais diversas atividades, desde concursos, workshops, showcookings, conferências, animação musical, até aos insufláveis para os mais novos. É essa diversidade que também caracteriza o território e que a FACECO reproduz fielmente, ano após ano. Foi mais uma edição fantástica e que cumpriu na íntegra o seu propósito: mostrar o que de melhor tem o concelho de Odemira.”
O artesanato voltou a merecer grande destaque, com ampla zona de exposição e venda, dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo e dinamização de workshops, num espaço com a curadoria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira. A Galeria de Produtos Locais apresentou o melhor que Odemira tem, desde a aguardente de medronho, vinho, mel, azeite, queijos ou compotas, com informação sobre os mais de 100 produtores representados.
A presença do setor pecuário foi mais uma vez bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças. Tal como acontece desde há vários anos, o Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio recebeu o 35º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 27º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 19º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia, bem como uma exposição da Raça Bovina Garvonesa. No 23º Concurso Regional de Mel, o grande vencedor foi o apicultor Fernando Manuel Guerreiro, de Odemira. Em segundo lugar ficou Eduardo Marques de Vale de Santiago e o terceiro classificado foi Fernando Duarte, de Aljezur. No 3º Concurso de Medronho da FACECO, o vencedor foi o medronho “Taliscas” (de José Burnay e Filhos, Lda), em segundo ficou o “Gomes Aires” (de Manuel Salvador da Costa) e como terceiros classificados, o empate entre “Monte da Medronheira” (de Jorge Grosskopf) e “Monte da Carochinha” (da Sociedade Agrícola da Carochinha, Lda).
A animação do recinto voltou a ser grande atração da FACECO, com muitas atividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e muita animação infantil. Novo no recinto foi o Espaço OJovem, especialmente pensado e criado para a juventude, tendo vários alunos de artes sido desafiados a pintar um mural durante os três dias da feira. As noites aqueceram com os espetáculos de Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e Iris. Novidade da edição de 2024 foi a App FACECO, que disponibilizou informação sobre o programa, produtores e expositores, notícias e informações úteis ao visitante.
Na organização do evento, o Município de Odemira contou com a parceria da ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, CAPRIMIRA – Associação de Criadores da Raça Charnequeira, EABL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Farrusca – Cooperativa de Criadores da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca, Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho e Junta de Freguesia de São Teotónio.