15.7 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Julho 13, 2024

Últimas Noticias

Exposição “Petricor” é hoje inaugurada no Museu da Luz

O Museu da Luz, localizado na Aldeia da Luz, em Mourão, vai inaugurar a exposição “Petricor”, do artista Jorge Graça, nesta sexta-feira, dia 21 junho, pelas 16 horas, anuncia a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva.

Petricor deriva da palavra grega “petra” (pedra) e “ichor” que, na mitologia grega, é o líquido que corre nas veias dos deuses. O termo foi criado por cientistas para descrever o aroma que deriva de um óleo produzido por certas plantas durante períodos de seca e que é absorvido pela terra e por pedras argilosas.

Durante a chuva, o óleo evola-se no ar produzindo um odor característico. Acredita-se que o Homem aprecia o cheiro da chuva porque os seus ancestrais dependeram dela para sobreviver.

O projeto de Jorge Graça parte de um olhar arqueológico que identifica saberes e tradições ancestrais, com Petricor a evocar a premência da preservação de ecossistemas ameaçados e da implementação de processos regenerativos que assegurem um uso sustentável do recurso água que é vital e finito.

A exposição “Petricor” foi desenvolvida no âmbito do Projeto Sustentar e tem como curadores Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.

O Museu da Luz, gerido pela EDIA,  integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça-feira a domingo.

Latest Posts

Não perder