O Museu Municipal de Vidigueira vai acolher, a partir desta terça-feira, 2 de julho e até 30 de agosto, a Exposição de artes plásticas “A Palavra não confina”, do artista Jorge Serafim, resultado de uma influência marcada pelo universo da ilustração para literatura infantil.
No dia 2, pelas 17 horas, terá lugar a abertura da exposição, seguida do lançamento do novo livro de Jorge Serafim “À Sombra da Angústia”.
Sinopse da Exposição
“A palavra não confina” é uma exposição de artes plásticas, resultado de uma influência marcada pelo universo da ilustração para a literatura infantil. Após ter elaborado as ilustrações dos livros de sua autoria, “O Afinador de Memórias” e do mais recente título “Amar à Vista”, Jorge Serafim continuou profundamente embrenhado no mundo da imagem que alarga o horizonte da palavra. Através da técnica mista e do uso da palavra como alerta e alarme social foi construindo um jogo simbólico que confere uma unidade singular a cada uma das obras expostas.
A palavra desnuda, desconstrói territórios pessoais. Interroga as fronteiras nas quais se alicerçam o comodismo e o conformismo. Através do uso de diversos materiais, aguarelas, acrílicos, guache, jornais, caixas de medicamentos, boletins de jogos de sorte, frases poéticas e da técnica da colagem, criou a partir da observação do quotidiano um sentido narrativo na qual as histórias de cada quadro/ ilustração refletem as origens e os motivos pelas quais as emoções e as razões estão delimitadas.
Palavra e imagem complementam-se como um manifesto. A afirmação de que o mundo interior nunca será enclausurado enquanto a arte e a linguagem se assumirem como a voz de cada ser humano.