O Museu Municipal de Vidigueira recebe, entre 4 de novembro e 7 de dezembro, a exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, da autoria de Pedro Inácio. A inauguração está marcada para o dia 4, às 17h30.
A mostra reúne 21 fotografias que resultam de um extenso trabalho de levantamento e inventário iniciado em 2007 por Pedro Inácio — museólogo, investigador, conservador do Museu da Água da EPAL e vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia. O projeto procura valorizar o património hidráulico português, destacando alguns dos aquedutos mais emblemáticos do país, incluindo um exemplar que remonta à época romana.
Entre as obras retratadas, figuram quatro sistemas históricos de abastecimento de água reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade: os aquedutos da Água de Prata (Évora), de Pegões (Tomar), da Amoreira (Elvas) e do Jardim do Cerco (Mafra).
A exposição pretende sublinhar a importância da preservação, valorização e divulgação destes monumentos únicos, considerados verdadeiros marcos do Património Cultural da Água em Portugal.

















