A equipa responsável pela dimensão da igualdade de género no âmbito do projeto InovEAP: Inovação no Ensino e Aprendizagem 4 Pós-Covid@IPBeja dinamizou, entre 13 e 29 de março, sob coordenação de Sandra Saúde e Ana Piedade, um conjunto de seis ações de capacitação de estudantes.
O Instituto Politécnico de Beja explica que “as primeiras quatro ações destinaram-se especificamente a cursos com elevada taxa de genderização, em
que existe sub-representação de um dos géneros, tendo abrangido a turma de 2º ano da licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação, a turma de 1º ano da licenciatura em Terapia Ocupacional, na Escola Superior de Saúde, as turmas do 1º ano das licenciaturas em Tecnologias Bioanalíticas e Engenharia
do Ambiente, na Escola Superior Agrária, e a turma do 2º ano da licenciatura em Engenharia Informática, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Foi ainda realizada uma ação aberta, que abrangeu maioritariamente alunas e alunos do 2º da licenciatura em Serviço Social e da licenciatura em Turismo”.
Não estando inicialmente prevista,” foi dinamizada uma ação adicional ao 2º ano de Engenharia Informática, especialmente requerida pela turma, que considerou haver necessidade de prolongar o debate em torno dos temas propostos”, adianta ainda o IP Beja.
As ações de capacitação de estudantes para a promoção da igualdade de género “tiveram como principais conteúdos as diferenças entre sexo e género, os estereótipos de género, os papéis sociais de género e as diferentes formas de violência de género, com especial incidência na violência no namoro” esclarece a instituição.
As sessões foram dinamizadas por Lisa Ferro, doutoranda em Sociologia e formadora com especialização em igualdade de género.
O projeto InovEAP: Inovação no Ensino e Aprendizagem 4 Pós-Covid@IPBeja é cofinanciado pelo POCH-I2- 2022-01-Skills 4 Pós-COVID – Competências para o Futuro no Ensino Superior e inclui, ainda em matéria de igualdade de género, uma primeira ação de capacitação de pessoal docente e não docente, que arrancou a
3 de abril.