O coletivo feminista bejense As Insuspeitas promove, nos dias 7 e 8 de março, a iniciativa de intervenção artística e política “Estendal dos Direitos”, com o objetivo de dar visibilidade às lutas, conquistas e reivindicações das mulheres da região.
A proposta passa por transformar o estendal da roupa — símbolo tradicionalmente associado ao trabalho doméstico — num espaço de expressão e resistência.
A comunidade é convidada a criar peças em cartão ou cartolina, em formato de roupa, onde poderão ser escritas mensagens ou poemas em defesa dos direitos das mulheres, que serão depois expostos em estendais instalados em espaços públicos, como é explicado por Ana Serrano do coletivo as insuspeitas.
A primeira ação realizou-se no sábado, 7 de março, na Pracinha, na Praça da República. Este domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a iniciativa decorre a partir das 12h00 no Jardim do Bacalhau, na Praça Diogo Fernandes.
Em comunicado, o coletivo deixa o apelo “Escreve. Pendura. Faz-te ouvir”, sublinhando a intenção de resignificar um objeto do quotidiano doméstico como símbolo de participação cívica e reflexão pública sobre a igualdade de género.


















