A Estação Náutica de Moura-Alqueva recebeu a 2.ª prova de apuramento nacional do Circuito Nacional de Vela Adaptada Future Healthcare 2025, nos dias 26 e 27 de abril.
Organizada pela Estação Náutica de Moura-Alqueva e pela Vela Solidária, a prova reuniu atletas de todo o país, assumindo-se como um exemplo da promoção do desporto adaptado a nível nacional. No domingo, 27 de abril, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Pedro Dias, e o Presidente do IPDJ, Ricardo Gonçalves, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, visitaram a Estação Náutica de Moura-Alqueva e assistiram à prova de vela.
Esta iniciativa, além da vertente competitiva, contou ainda com outras atividades, nomeadamente: uma ação de capacitação dos técnicos que trabalham com pessoas com mobilidade condicionada e com deficiência, que se realizou no dia 28 de abril; e uma ação de experimentação para alguns utentes da APPACDM de Moura e do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, que se realizou no dia 29 de abril. Foram 16 novos “velejadores” que tiveram a oportunidade de experimentar este desporto, usufruindo de um dia diferente.
Esta ação fez parte da Agenda Náutica 2025 da Estação Náutica de Moura-Alqueva, estando já agendadas outras iniciativas do género, como Stand Up Paddle, de modo a proporcionar a toda a população experiências náuticas diferenciadoras e desafiantes.