14 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Março 29, 2024

Últimas Noticias

Estação de Tratamento de Águas na Barragem de Alvito vai ter reabilitação superior a dois milhões

A Estação de Tratamento de Águas na Barragem de Alvito vai ser alvo de reabilitação.

Trata-se de uma empreitada a rondar os 2,3 milhões de euros, que irá permitir potenciar a utilização de infraestruturas.

A ETA do Alvito localiza-se junto à Barragem do Alvito, no concelho de Cuba. A infraestrutura é constituída pela captação, pela própria ETA e pela estação elevatória que abastece os concelhos de Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Vidigueira e ainda o concelho de Portel, através da Aguas do Vale do Tejo.

Atualmente serve uma população de 24.000 habitantes, e tem uma capacidade máxima de tratamento de 360m3/hora. A construção da ETA do Alvito remonta à década de 90, tendo entrado em funcionamento em 1999. Posteriormente, em 2007, a instalação sofreu uma primeira remodelação.

“Decorridos mais de 20 anos da entrada em funcionamento da ETA, considera-se necessário intervir na mesma com vista à melhoria do funcionamento da instalação. A Empreitada de Conceção/Construção da Reabilitação da ETA do Alvito contempla intervenções nas infraestruturas de captação e otimização das condições de algumas etapas de processo de tratamento, prevendo ainda a renovação de uma das estações elevatórias (ETA do Alvito-Reservatório da Forca)” sublinha a autarquia de Cuba.

A mesma fonte explica que “esta empreitada permite potenciar a utilização de infraestruturas públicas implantadas no território, o que contribui para uma gestão integrada da utilização de recursos hídricos, crucial para uma região caraterizada pela escassez hídrica. Com estas intervenções, fica assegurada a produção de água necessária para abastecer em quantidade e qualidade as populações servidas por este Sistema de Abastecimento de Água.”.

A adjudicação da referida empreitada recai sobre a empresa AccionaAgua, S.A.— Sucursal Portugal, pelo valor de €2.257.963,39 com um prazo de execução de 415 dias contínuos, onde se inclui a elaboração do projeto de execução.

Esta empreitada é cofinanciada pelo POSEUR.

Principais Intervenções:

– Substituição da jangada de captação e tubagem flexível de ligação;

– Reabilitação da etapa de flotação;

– Reabilitação da etapa de filtração em areia;

– Reativação e reabilitação da etapa de filtração em carvão ativado granular;

– Substituição do sistema de deteção e neutralização de fugas de cloro;

– Reabilitação da Estação Elevatória para o reservatório da Forca;

– Beneficiação de edifícios;

– Instalação de uma unidade de carregamento de viaturas elétricas.

– Adaptação do edifício de exploração a pessoas com mobilidade reduzida.

Latest Posts

Não perder