O troço da Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Almodôvar, está em avançado estado de degradação, colocando em causa a segurança de pessoas e veículos.
Recorde-se que, este trajeto, é a principal ligação do concelho de Almodôvar ao concelho de Castro Verde, vila onde se encontra localizado o Serviço de Urgência Básica, que em termos de serviços de saúde urgentes serve o concelho de Almodôvar. É ainda a principal via de ligação a Beja, capital de distrito, onde se encontra o Hospital Distrital e outros serviços públicos.
A Nacional 2 é ainda utilizada diariamente por centenas de veículos nas deslocações de e para a Mina de Neves-Corvo e é ainda classificada como “Rota Turística”, tendo uma afluência cada vez maior em termos de turistas.
A Rádio Castrense questionou há mais de um ano a Infraestruturas de Portugal sobre uma eventual requalificação deste traçado, tendo recebido um telefonema do organismo público, onde era garantido que iríamos receber respostas por escrito às nossas questões. Passados mais de 12 meses, não recebemos qualquer resposta da IP.

Na reunião que teve no início da semana, em Beja, com o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, António Bota, presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e, simultaneamente, autarca de Almodôvar, diz que “não ficou de fora a discussão da requalificação da EN2 entre Castro verde e Almodôvar”, assim como “a questão da recuperação urgente da EN267 entre Almodôvar e Mértola”, que está em avançado estado de degradação, tal como a EN 2.
No entanto, da parte do governante, não foram conhecidos quaisquer planos ou projetos para obras de recuperação destas vias.
Fotos: Rádio Castrense