13.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Últimas Noticias

Embaixadora de Cuba visita concelho de Cuba a partir de hoje

O Município de Cuba está recebe a partir de hoje a visita especial da Embaixadora da República de Cuba em Portugal, Dra. Yusmari Díaz Perez, visita que decorre até domingo, 28 de maio. O principal objetivo desta visita “é promover o entendimento mútuo e estreitar os laços de amizade entre as duas entidades”, adianta a autarquia.

Durante esta visita, “que tem como propósito estabelecer e desenvolver uma cooperação produtiva entre o Município de Cuba e o Estado Cubano, especialmente no campo cultural, estão agendadas várias iniciativas com o intuito de promover o encontro e o intercâmbio entre as duas culturas”, detalha a mesma fonte.

Para além das visitas programadas aos locais de interesse cultural na vila de Cuba, a autarquia preparou uma cerimónia especial para sábado, dia 27, às 11:00, na Biblioteca Municipal. Neste evento, será inaugurado um monumento dedicado ao apóstolo nacional de Cuba, José Marti, que foi doado pelo renomado artista cubano Ernesto Milanés Ruiz. É de realçar que a dignitária cubana irá também presentear a população do concelho de Cuba, através do município e da biblioteca, com diversos títulos de grande importância para compreender a história do país.

No mesmo dia, às 18:00, será inaugurada no Museu Literário Casa Fialho de Almeida a exposição fotográfica intitulada “Matria”, do talentoso artista cubano Gabriel Dávalos. Esta exposição promete oferecer um vislumbre da rica cultura e tradições de Cuba.

No domingo, dia 28, às 21:00, a Casa Fialho de Almeida receberá o quinteto “Havana Way” para um concerto de música cubana, com entrada gratuita. Será uma oportunidade única para os habitantes locais apreciarem a vibrante e envolvente música cubana.

Enfatizando a importância desta visita, o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, destaca que “num mundo cada vez mais globalizado, mas infelizmente menos tolerante e pacífico, é essencial estabelecer relações culturais entre os povos”. Segundo o autarca, “o município está empenhado em estabelecer parcerias com outros países, compreendendo o diálogo intercultural como um elemento fundamental para entender as diferenças e construir uma cultura de paz”. João Português sublinha ainda que, “é através destas iniciativas que promovemos parcerias eficazes, sejam elas culturais, turísticas ou económicas”.

Latest Posts

Não perder